O Curso

Profa. Lisete Vargas (Foto: Arq. pessoal)
Prof. Ricardo Petersen (Foto: Internet)

Criação do Curso de Dança - Decisão nº 777/2008


COMGRAD - Comissão de Graduação do Curso de Dança

Idealizado pela professora Lisete Arnizaut de Vargas e também pelo professor Ricardo Demétrio de Souza Petersen (Diretor da Escola Superior de Educação Física em 2008), o Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS desde 2009 segue em expansão, em 2013 passou por uma reestruturação curricular e em 2014 obteve conceito 5 (nota máxima) do MEC.

Confira a entrevista com a professora Lisete e saiba mais sobre o início do curso. Acesse o link: Projeto Garimpando Memórias - Depoimento Profa. Lisete Arnizaudt Vargas



Titulação: Licenciado em Dança
Duração: 8 semestres
Turno: Diurno e noturno
Vagas: 30
Local: Escola de Educação Física 


O curso de Dança modalidade Licenciatura proposto pela Escola de Educação Física da UFRGS visa formar profissionais na área de Dança, ressignificando conceitos e práticas, relações educativas, culturais e artísticas, valorizando a arte da Dança no contexto da educação formal, não formal e do espetáculo, preparando os profissionais que atuarão nas práticas artísticas e educativas em suas diferentes manifestações, promovendo reflexões críticas sobre diferentes técnicas, culturas, poéticas e paradigmas constituídos na área da Dança.
Pretende qualificar profissionais da área da Dança, aprofundando conhecimentos teórico-práticos, proporcionando um espaço de formação, reflexão, produção artística e bibliográfica, e socialização das discussões em relação à arte da dança.
O curso de Dança tem a intenção de provocar a transversalização de saberes através do trânsito pelos diferentes modos de pensar o mundo, conectando conhecimento à vida.

PERFIL DO EGRESSO
O Curso de Dança visa habilitar o Licenciado em Dança, com formação alicerçada nos princípios éticos da profissão e identificado com o rigor científico de natureza generalista, humanista, crítica e reflexiva; capaz de interagir com competência nas áreas da arte, da educação formal e não formal, com ampla visão da realidade social, política e econômica no contexto regional e global.
Pretende formar um profissional qualificado para o exercício da área de dança, entendida como um campo de estudo multidisciplinar e de intervenção através das diferentes manifestações e expressões das artes, da cultura e do movimento humano e tendo como objetivo principal favorecer e oportunizar a rede escolar formal, à educação não formal e demais espaços onde seja adequada a interferência deste profissional de dança, possibilidades de adentrar a esses conhecimentos e vivências, preservando seus aspectos sócio-históricos, visando a formação, desenvolvimento e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de desenvolvimento da arte e da dança.
O licenciado em Dança deve ser um profissional com embasamento técnico e com sólida experiência prática na área. Ciente das possibilidades educativas, artísticas, recreativas, terapêuticas e culturais da dança, o licenciado vê a dança como produção de conhecimento e transformação de indivíduos. Agente de sua própria história, o licenciado é capaz de discutir a dança e a Arte no contexto da educação, sendo capaz de elaborar sua própria metodologia de trabalho.
De acordo com as diretrizes nacionais para os cursos de Dança, buscaremos capacitá-lo para a apropriação do pensamento reflexivo e da sensibilidade artística, comprometida com a produção coreográfica, com o espetáculo da dança, com a reprodução do conhecimento e das habilidades, revelando sensibilidade estética e cinesiológica, inclusive como elemento de valorização humana, da auto-estima e da expressão corporal, visando a integrar o indivíduo na sociedade e tornando-o participativo de suas múltiplas manifestações culturais.
Objetiva-se, que ao final do curso, o licenciado em Dança seja capaz de desenvolver atividades nas áreas de educação, recreação, lazer, produção coreográfica, montagem e direção de espetáculos, saúde preventiva,treinamento e aperfeiçoamento do movimento, de acordo com os diferentes blocos de disciplinas ofertadas.
Deverá ser um educador que, refletindo sobre a sua prática, aprenda com ela e aprimore seu papel enquanto profissional, elaborando e operacionalizando projetos adequados ao seu campo de atuação.
Deverá, também, atuar de forma interativa em prol de objetivos comuns e compreender a importância da complementaridade das ações coletivas, abrindo espaços para discussões importantes sobre aspectos éticos, sociais e culturais e artísticos.
 Seu campo de atuação primordial como licenciado será o ensino formal. Para tal, sua contribuição será na área da Arte, estando apto para concorrer em concursos públicos do magistério nesta área.

E-mail: comgrad@esef.ufrgs.br
Site: http://www.ufrgs.br/esef

Telefone: (51) 3308 5875


Fonte: http://www.ufrgs.br/prograd/guiaprofissoes/curso_d.htm


Em 2013, o currículo  passou por sua primeira reformulação, confira todas as disciplinas que integram esse novo currículo no link: http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=805

Nenhum comentário:

Postar um comentário